+1(514) 937-9445 or Toll-free (Canada & US) +1 (888) 947-9445

Express Entry applicants from Brazil, connect here!

Danielh

Newbie
Sep 21, 2020
3
0
Olá Danieh,

Sei que o seu post foi do ano passado, mas gostaria de saber mais como foi sua experiência com a carta da XP. Você poderia me relatar? Como você fez com esses dados que ficaram faltando? Conseguiu uma nova carta ou tentou outra estratégia? Desde já agradeço a atenção!

Abs
Oi lopes2021,
Sim ja tem um tempo, mas me lembro bem.
A carta da XP acabou me atendendo bem, eles adicionaram o montante de investimento ao final de cada mes dos ultimos 6 meses, e colocaram uma tabela no final com a distribuicao do montante atual nos investimentos (Acoes/Titulos Publicos/Fundos de investimentos) ,ainda nao fica bem claro a liquidez mas ja ajuda. Uma coisa boa eh que eles ja fazem a carta em ingles e em portugues entao nao precisa de traducao juramentada.
A carta do BB eu desisti no final das contas, mas dependendo do gerente sei que tem gente que conseguiu.
Nao posso te dar a cocnlusao final se funcionou, porque atualmente meu processo ainda esta em andamento, mas sei que fomos aprovados no eligibility entao acredito que esta parte financeira ja foi checada.
Qualquer outra duvida fica a vontade para perguntar.
Boa sorte!
 

lopes2021

Newbie
Nov 27, 2021
3
0
Olá Danielh!
Primeiramente muito obrigado por sua resposta! Me ajudou muito!!!
Esse processo é muito cheio de detalhes e a gente acaba ficando com muito medo de deixar passar alguma coisa... No meu caso eu só tenho um tipo de investimento com eles (tesouro selic), então eu espero não ter dificuldades para que eles indiquem a liquidez no documento. Outra dúvida que me ocorreu foi quanto à assinatura da carta. No caso de bancos tradicionais, fala-se muito em pedir a carta ao gerente (que é quem eu imagino que a assina). No caso da XP fico sem saber. Seria algum diretor? Ou a carta vem sem assinatura?

Obrigado novamente por me auxiliar com essas dúvidas.
Muito sucesso também em seu projeto Canadá!!

Abraços
 

mig_akira

Star Member
Sep 26, 2018
84
23
Olá pessoal. Eu tenho uma dúvida.

Eu estou no Canadá em work permit há quase 5 anos. No final do ano, pretendo renovar meu work permit novamente. Trabalho há 5 anos no Canadá como Desenvolvedor de Software (NOC A 2173).

No entanto eu não consigo me qualificar para PR porque eu não tenho diploma em curso superior (eu abandonei a faculdade de Ciência da Computação no 3o ano).

No começo não me importava muito, mas é um saco ter que, a cada 2 anos, ir por toda a documentação, além de não poder comprar uma casa, carro, etc., sem financiar por mais tempo do que 2 anos.

Eu queria saber se há alguma faculdade brasileira à distância que seja reconhecida aqui no Canadá? Porque se for, eu faria a faculdade durante 4 anos pra finalmente conseguir um PR aqui.
 

camila447

Full Member
Sep 20, 2018
43
10
Olá pessoal. Eu tenho uma dúvida.

Eu estou no Canadá em work permit há quase 5 anos. No final do ano, pretendo meu work permit novamente. Trabalho há 5 anos no Canadá como Desenvolvedor de Software (NOC A 2173).

No entanto eu não consigo me qualificar para PR porque eu não tenho diploma em curso superior (eu abandonei a faculdade de Ciência da Computação no 3o ano).

No começo não me importava muito, mas é um saco ter que, a cada 2 anos, ir por toda a documentação, além de não poder comprar uma casa, carro, etc., sem financiar por mais tempo do que 2 anos.

Eu queria saber se há alguma faculdade brasileira à distância que seja reconhecida aqui no Canadá? Porque se for, eu faria a faculdade durante 4 anos pra finalmente conseguir um PR aqui.
Cara, tem muita facul no Brasil que agora é EAD 100%, da uma procurada, já que seria mesmo só pra cumprir regra de ter um diploma. De qualquer forma, toda facul brasileira que vc fizer, vai ter que fazer equivalencia depois pela WES, por exemplo. Veja direitinho as horas minimas requeridas pro PR, as vezes vc consegue com uma facul de 3 anos, ao inves de 4, e tbm talvez consiga eliminar matérias por já ter começado o curso anteriormente. Eu cheguei a ver na Estácio, tinha curso EAD de Engenharia de Software, por exemplo...
 
  • Like
Reactions: mig_akira

mig_akira

Star Member
Sep 26, 2018
84
23
Obrigtado
Cara, tem muita facul no Brasil que agora é EAD 100%, da uma procurada, já que seria mesmo só pra cumprir regra de ter um diploma. De qualquer forma, toda facul brasileira que vc fizer, vai ter que fazer equivalencia depois pela WES, por exemplo. Veja direitinho as horas minimas requeridas pro PR, as vezes vc consegue com uma facul de 3 anos, ao inves de 4, e tbm talvez consiga eliminar matérias por já ter começado o curso anteriormente. Eu cheguei a ver na Estácio, tinha curso EAD de Engenharia de Software, por exemplo...
Obrigado pela dica Camila! Vou dar uma estudada nisso, acho que vai ser uma opção viável! Obrigado!!
 

karinaroc

Member
Nov 21, 2022
16
1
Oi gente,

Para o proof of funds, o Nubank me mandou uma carta sem o saldo médio dos últimos 6 meses e sem assinatura ou carimbo de um funcionário. Alguém sabe se pode dar problema?
 

flaviosilva

Member
Sep 11, 2022
19
23
Oi gente,

Para o proof of funds, o Nubank me mandou uma carta sem o saldo médio dos últimos 6 meses e sem assinatura ou carimbo de um funcionário. Alguém sabe se pode dar problema?
De acordo com o site do Completeness Check, que é o site que eles usam como base para os requerimentos de cada documento, a sua carta do banco precisa ter o seguinte:

The letter(s) must be printed on the letterhead of the financial institution and must include the applicant’s name, the contact information of the financial institution (address, telephone number and email address), the account numbers, the date each account was opened and the current balance of each account as well as the average balance for the past six months.
Não fala nada aí sobre assinatura... Então quanto a isso está ok...
No entanto, é necessário o saldo médio dos últimos 6 meses. Eu também não consegui obter uma carta assim do meu banco (usei o Wise), então só adicionei os extratos dos últimos 6 meses... Acredito que o nubank fornece extrato em inglês caso vc solicite.
Verifica no grupo Brasileiros no Express Entry no Facebook, pois lembro que vi gente lá que conseguiu cartas do nubank no padrão certinho do IRCC. Se alguem colocar um modelo lá, vc pode usar esse modelo para solicitar ao nubank falando "olha, quero uma assim igual vcs fizeram pra esse outro cliente".
 

karinaroc

Member
Nov 21, 2022
16
1
Obrigada! Eu tentei várias vezes, mas não fizeram. Vou pegar o extrato de 6 meses.

Agora me surigiu uma outra questão. A empresa que eu trabalhei fechou. Eu tenho a declaração de trabalho da coordenadora que peguei antes de fechar. Será que só isso basta?
 

mig_akira

Star Member
Sep 26, 2018
84
23
Olá pessoal! Eu estou no Canadá há 5 anos trabalhando como desenvolvedor de software (NOC 21232), porém como eu abandonei a faculdade no Brasil, não tenho curso superior, e contando tudo (experiência, idade, nível de inglês, LMIA job offer, etc), eu tenho apenas 390 pontos, insuficiente pra express entry. PNP também, tenho 65 pontos, e o último draw foi com mínima de 70 pontos. Então eu venho renovando meu work permit a cada 2 anos.

Eu estou aprendendo francês pra ver se melhoro um pouco os pontos, mas acho que a única chance mesmo é conseguindo um curso superior EAD no Brasil. Eu vi que é possível fazer o ECA com cursos de tecnólogo reconhecidos pelo MEC, a partir de 2 anos, pois a WES iria validar como equivalente a "two-year post-secondary credential", que no Express Entry seria classificado como "Two-year program at a university, college, trade or technical school, or other institute", e me daria 90 pontos (ao invés de 115 por um bachelor)

Minha dúvida é, qualquer curso superior tecnólogo reconhecido pelo MEC vai ter equivalência reconhecida pela WES? Ou eles analisam caso a caso - por exemplo, provavelmente algo como "analista de sistemas" teria uma equivalência mais fácil, mas algo como "produtor cervejeiro" não deve ter uma equivalência e ser rejeitado. Estou correto em pensar isso?

Pergunto porque minha vontade seria fazer algo como design gráfico numa universidade como a Unopar, que iria me agregar alguma coisa, mas talvez seja melhor fazer algo que não vai me agregar nada (por eu já trabalhar na área há mais de década no total), como analista de sistemas, etc., só por segurança.

Obrigado!
 

fmchtt

Newbie
Oct 4, 2023
4
0
Oi pessoal!
Faz tempo que ninguém posta aqui, mas espero que apareça algumas pessoas! Meu ECA Report foi enviado por correio e vou fazer o IELTS no inicio do ano para ai aplicar. Tem mais alguém nessa fase (ou mais pra frente)? Queria achar mais pessoas nesse processo, talvez fazer um grupo do whats até para que a gente possa ir trocando ideia mais proximos!!
 

MatiasMoretti

Newbie
Oct 8, 2023
1
0
Olá pessoal, estou iniciando o processo para o meu ECA. Me indicaram a IQAS por meu MBA ter sido na FGV, gostaria de saber se alguém com MBA na FGV fez o processo pela IQAS pois quando coloco a instituição, esta me mostrando a seguinte mensagem:

Warning:
One or more of your credentials are associated with an institution that may not be recognized or accepted by IQAS:

estou com receio de proceguir, alguém já passou por isso que poderia compartilhar a experiência?

Desde já muito obrigado!
 

carold

Newbie
Sep 24, 2023
4
0
Oi pessoal!
Faz tempo que ninguém posta aqui, mas espero que apareça algumas pessoas! Meu ECA Report foi enviado por correio e vou fazer o IELTS no inicio do ano para ai aplicar. Tem mais alguém nessa fase (ou mais pra frente)? Queria achar mais pessoas nesse processo, talvez fazer um grupo do whats até para que a gente possa ir trocando ideia mais proximos!!
Oi! Eu estou fazendo meu ECA agora e pretendo fazer o Ielts final do ano ou inicio do ano que vem. Um grupo no whats ia ser ótimo!
 

fmchtt

Newbie
Oct 4, 2023
4
0
Oi! Eu estou fazendo meu ECA agora e pretendo fazer o Ielts final do ano ou inicio do ano que vem. Um grupo no whats ia ser ótimo!
Estamos exatamente na mesma etapa então! O meu ECA chegou semana passada, agora é só me preparar para o Ielts!
 

bananas

Newbie
May 19, 2023
1
0
Oi pessoal!
Faz tempo que ninguém posta aqui, mas espero que apareça algumas pessoas! Meu ECA Report foi enviado por correio e vou fazer o IELTS no inicio do ano para ai aplicar. Tem mais alguém nessa fase (ou mais pra frente)? Queria achar mais pessoas nesse processo, talvez fazer um grupo do whats até para que a gente possa ir trocando ideia mais proximos!!
Estou mais frente no processo, já fiz IELTS e ECA, recebi o ITA fim de outubro. Toparia um grupo.