+1(514) 937-9445 or Toll-free (Canada & US) +1 (888) 947-9445

Express Entry applicants from Brazil, connect here!

rajdeep181

Star Member
Oct 19, 2018
75
27
Hi my Brazilian Friends......

I live in Sao Paulo and am planning to do the International MBA (Part Time) from FIA (Fundacao Instituto de Administracao) to get a Masters degree and increase my score. My doubt is whether this institute is recognised by WES and is the course evaluated as Master in ECA? Appreciate any suggestion. Thanks.
 

joaojr123

Hero Member
Apr 27, 2017
380
257
Hi my Brazilian Friends......

I live in Sao Paulo and am planning to do the International MBA (Part Time) from FIA (Fundacao Instituto de Administracao) to get a Masters degree and increase my score. My doubt is whether this institute is recognised by WES and is the course evaluated as Master in ECA? Appreciate any suggestion. Thanks.
Good afternoon!

So, if the course and institution are recognized by the Brazilian Ministry of Education (MEC), you should have no trouble getting a Canadian equivalency from WES or any other ECA issuer.

However, brazilian MBA degrees aren´t recognized in Brazil as Masters degrees, but as Lato Sensu Specialization Degrees, which will lead you into a one year postgraduate degree from WES. Another thing you should pay attention is the workload of the degree. It should be at least 360 hours long. It won´t work as a Masters, but you can fit yourself into the "Two diplomas or degrees..." category if you have a Bachelor´s or a 3 year or longer post-secondary diploma.

The ONLY brazilian institute I´m aware that got a MBA degree recognized as a Masters degree is Fundação Getúlio Vargas (FGV), for their 432 hour MBA courses, and as far as I know, who managed to get it didn´t get the ECA from WES, but from IQAS instead.
 

carlosbaldojr

Full Member
Oct 3, 2018
40
4
36
Olá!

Estou querendo enviar meus documentos para o ECA com o IQAS, porém, estou esbarrando na greve no Canada Post. Visto tal situação, estou considerando usar um Private Courier (DHL ou FedEx). Alguém está passando pelo mesmo problema? Já enviaram por estas empresas? O que acharam?
Olá, enviei minha documentação do Brasil pra Iqas no dia 11/10 e até hoje não deram notícias. Mandei pelos Correios com registro. Acho que a greve tem influenciado sim nos prazos. Caso tenha pressa, vale a pena investir um pouco mais na forma de envio.
 
  • Like
Reactions: cmsbcbc

rajdeep181

Star Member
Oct 19, 2018
75
27
Good afternoon!

So, if the course and institution are recognized by the Brazilian Ministry of Education (MEC), you should have no trouble getting a Canadian equivalency from WES or any other ECA issuer.

However, brazilian MBA degrees aren´t recognized in Brazil as Masters degrees, but as Lato Sensu Specialization Degrees, which will lead you into a one year postgraduate degree from WES. Another thing you should pay attention is the workload of the degree. It should be at least 360 hours long. It won´t work as a Masters, but you can fit yourself into the "Two diplomas or degrees..." category if you have a Bachelor´s or a 3 year or longer post-secondary diploma.

The ONLY brazilian institute I´m aware that got a MBA degree recognized as a Masters degree is Fundação Getúlio Vargas (FGV), for their 432 hour MBA courses, and as far as I know, who managed to get it didn´t get the ECA from WES, but from IQAS instead.
Ok thanks. The course is for 502 hours. But if WES doesnot consider it MBA then it will be a problem because going to IQAS means spending atleast 4 months more. When I asked FIA the person said that my Degree will say it is MBA.
 

joaojr123

Hero Member
Apr 27, 2017
380
257
Ok thanks. The course is for 502 hours. But if WES doesnot consider it MBA then it will be a problem because going to IQAS means spending atleast 4 months more. When I asked FIA the person said that my Degree will say it is MBA.
Yes, your degree will be a MBA, but the problem is not the degree itself, but its equivalency process. Unlike other countries, MBA degrees don´t fall into the Masters criteria (which would be Stricto Sensu) in Brazil, but it falls into the Lato Sensu degree criteria. Because of that, such degrees have a postgraduate degree equivalency when evaluated by Canada.

The only way to find out for sure is by doing the ECA process. You´ll only know for sure after the ECA is finished. But don´t worry, you´ll get at least a postgraduate degree equivalency and it´ll boost your EE profile considerably if you have a Bachelor´s degree.
 

hellix17

Newbie
Nov 28, 2018
6
0
Opinião minha: é como ler um edital de concurso público e se preparar pra ele. Dúvidas específicas de documentos etc. você vai tirando em grupos de Facebook (SOS Vistos e Imigração para o Canadá, da Immi Canada, é uma boa fonte) e nessa própria thread. Outra boa fonte pra tirar dúvidas é a oficial: A página Canadá no Brasil do Facebook é a página oficial do IRCC (imigração canadense) no Brasil, e eles ocasionalmente fazem sessões de Express Entry nas cidades brasileiras. Vão rolar duas sessões no DF esse mês, se não me engano. Fique de olho e participe, eu mesmo tirei dúvidas importantíssimas sobre Proof of Funds em umas dessas sessões. Se você estudar bem o processo e se dedicar, você consegue sim fazer por conta própria. O consultor seria apenas para uma segurança maior (eles tem expertise com documentações e letters of explanation, que devem sempre ser escritas em termos formais), ou comodidade, e no meu caso, eu fiz consultas iniciais apenas para ter um norte, já que o excesso de informação desencontrada realmente tende a te deixar perdido. Mas ainda acho caro demais pagar entre $3-5 mil em uma consultoria full. Mas, é de cada um decidir tocar o processo sozinho ou recorrer a um consultor de imigração.



Quando você faz o seu Personal History, você tem que listar todas as posições de Governo (Government) que você trabalhou nos últimos 10 anos. Você ainda pode listar empresas públicas/economia mista como Banco do Brasil, EBC, Correios, etc como Employment, já que são Administração Indireta, mas Administração Direta - seu caso no Ministério Público - não tem jeito, É Governo e você tem que listar como tal. Como eu disse, eles podem fazer um pente fino mais minucioso se você exerceu funções militares ou relacionadas a segurança pública/de informação. Se você cair em security screening, as buscas serão mais detalhadas e certamente envolverão Polícia Federal e Polícia Civil nos estados onde você morou, bem como na polícia local de outros países em que tenha vivido/visitado, e a linha de tempo para um security screening é imprevisível. Pode levar de dias a mais de um ano. Normalmente, a combinação mais desastrosa é polícia/exército e/ou diplomacia/missões no exterior pra brasileiros. Por mais que neguem oficialmente, ser nativo de ou ter vivido em países "suspeitos" como Síria, Paquistão ou Rússia automaticamente te jogam em security screening. Mais sobre background check e security screening:

https://www.canadavisa.com/canada-immigration-discussion-board/threads/the-anatomy-of-a-background-check-in-depth-analysis.500146/

https://www.canadavisa.com/canada-immigration-discussion-board/threads/gcms-shows-security-screening-and-waiting-lets-gather-here.498854/

Em relação à carta de referência, você tem que prestar atenção se as atividades descritas na carta batem com a NOC que você declarou no seu perfil. Se as atribuições não baterem, sua aplicação pode ser rejeitada. Lembrando que a carta pode ser assinada pelo seu superior imediato além do RH/Coordenação de Pessoal, desde que obedecendo as exigências da imigração (papel timbrado, assinatura com carimbo, etc).



PNP-Outland aqui. Mas sim, notei que CEC tem sido mais rápido que FSW inland, mas isso não é uma máxima. Lembre-se que o Immitracker, por mais que seja uma ótima plataforma para estimar e acompanhar processos, ainda é uma amostragem.
SPVO (São Paulo VO) is usually slower than the average. Some applicants may be processed at CPC Ottawa, who runs applications faster than SPVO.

Your application may also slow down if you currently work or worked as a public servant (usual scenario for brazilians), specially if you worked in the military (armed forces, civil police, PM, etc), abroad (MRE) or in any security sector (ABIN etc). This is the typical target for a security screening, and security screenings have an unpredictable timetable.
Tudo bem, João? Obrigado pelas informações. Você sabe se alguma application chegou a ser negada devido a vínculo com governo (civil servant)? No meu caso, estou de licença sem vencimentos do min. das relações exteriores e deveria acompanhar minha esposa, que aplicará no express entry. Ela não é nem nunca foi funcionária pública. Como não serei o main applicant, não sei se minha situação poderia atrapalhar o application dela (e meu por extensão). Obrigado!
 

arthurbr

Hero Member
Dec 6, 2017
340
195
Toronto
Tudo bem, João? Obrigado pelas informações. Você sabe se alguma application chegou a ser negada devido a vínculo com governo (civil servant)? No meu caso, estou de licença sem vencimentos do min. das relações exteriores e deveria acompanhar minha esposa, que aplicará no express entry. Ela não é nem nunca foi funcionária pública. Como não serei o main applicant, não sei se minha situação poderia atrapalhar o application dela (e meu por extensão). Obrigado!
Acredito que ser funcionário público não atrapalha de forma impeditiva o processo. Talvez apenas demore um pouco mais se quiserem fazer alguma verificação de segurança. Mas fique tranquilo.
 

hellix17

Newbie
Nov 28, 2018
6
0
Acredito que ser funcionário público não atrapalha de forma impeditiva o processo. Talvez apenas demore um pouco mais se quiserem fazer alguma verificação de segurança. Mas fique tranquilo.
Obrigado pela rápida resposta. Veremos o que passará, escreverei aqui no forum. Boa sorte para vcs tb. Abs!
 

joaojr123

Hero Member
Apr 27, 2017
380
257
Tudo bem, João? Obrigado pelas informações. Você sabe se alguma application chegou a ser negada devido a vínculo com governo (civil servant)? No meu caso, estou de licença sem vencimentos do min. das relações exteriores e deveria acompanhar minha esposa, que aplicará no express entry. Ela não é nem nunca foi funcionária pública. Como não serei o main applicant, não sei se minha situação poderia atrapalhar o application dela (e meu por extensão). Obrigado!
Como o @arthurbr disse, o pior que pode acontecer é um background check mais rigoroso, o que pode atrasar seu processamento pra além dos 6 meses - meu caso, por sinal. Mas o importante é ser aprovado e serviço público (ou histórico de) não é impedimento.

Tendo o cuidado de informar corretamente seu histórico pessoal nos últimos 10 anos, vai tudo correr normalmente. Boa sorte!
 

marciocdb

Star Member
Jul 16, 2018
83
38
Pessoal, bom dia

Meu AOR do Express Entry foi em 20 de Agosto e até agora só tive o exame médico aprovado. Pesquisando aqui eu vi que algumas pessoas tem diversas formas de fazer o "tracking" do processo através de alguns status.... isso ainda funciona mesmo? Como eu poderia saber o status atual do meu processo?

Obrigado!
 

joaojr123

Hero Member
Apr 27, 2017
380
257
Pessoal, bom dia

Meu AOR do Express Entry foi em 20 de Agosto e até agora só tive o exame médico aprovado. Pesquisando aqui eu vi que algumas pessoas tem diversas formas de fazer o "tracking" do processo através de alguns status.... isso ainda funciona mesmo? Como eu poderia saber o status atual do meu processo?

Obrigado!
As mudanças de status que a galera chama de IP1, IP2, etc não indicam mais progressão. Única forma efetiva de sabe a quantas anda seu processo é pedindo GCMS notes. Como você já está com 4 meses, com certeza já teve um andamento, é bom pedir pra saber se está tudo em ordem ou se tem algo que tenha sido apontado para revisão. Um pedido de GCMS fica pronto em aproximadamente 30 dias.

Se você estiver no Canadá, você mesmo pode pedir as notes. Caso contrário, você precisará autorizar um cidadão canadense ou residente permanente a levantar seus dados. Existem empresas que fazem esse procedimento, por um preço. As mais conhecidas são Get GCMS e GCMS Buddy.
 

marciocdb

Star Member
Jul 16, 2018
83
38
As mudanças de status que a galera chama de IP1, IP2, etc não indicam mais progressão. Única forma efetiva de sabe a quantas anda seu processo é pedindo GCMS notes. Como você já está com 4 meses, com certeza já teve um andamento, é bom pedir pra saber se está tudo em ordem ou se tem algo que tenha sido apontado para revisão. Um pedido de GCMS fica pronto em aproximadamente 30 dias.

Se você estiver no Canadá, você mesmo pode pedir as notes. Caso contrário, você precisará autorizar um cidadão canadense ou residente permanente a levantar seus dados. Existem empresas que fazem esse procedimento, por um preço. As mais conhecidas são Get GCMS e GCMS Buddy.
hmmm entendi... valeu pela explicação!
muito trabalhoso pedir este documento só pra saber a quantas anda o meu processo.... vou esperar mesmo e ficar de olho... ir entrando no meu perfil todo dia pra ver...
 

hellix17

Newbie
Nov 28, 2018
6
0
Como o @arthurbr disse, o pior que pode acontecer é um background check mais rigoroso, o que pode atrasar seu processamento pra além dos 6 meses - meu caso, por sinal. Mas o importante é ser aprovado e serviço público (ou histórico de) não é impedimento.

Tendo o cuidado de informar corretamente seu histórico pessoal nos últimos 10 anos, vai tudo correr normalmente. Boa sorte!
Obrigado! Ficamos um pouco apreensivos pq ouvimos falar de caso de casal de funcionários tb do MRE que solicitaram PR mas que tiveram de pedir exoneração, como exigência do IRCC. De todo modo, isso aconteceu há mais de 10 anos, talvez as regras tenham mudado..