+1(514) 937-9445 or Toll-free (Canada & US) +1 (888) 947-9445

Express Entry applicants from Brazil, connect here!

arthurbr

Hero Member
Dec 6, 2017
340
195
Toronto
Is it normal that applications from Brazil take longer to process?
-
É normal que as aplicações do Brasil demorem mais para serem processadas?
 

joaojr123

Hero Member
Apr 27, 2017
380
257
Is it normal that applications from Brazil take longer to process?
-
É normal que as aplicações do Brasil demorem mais para serem processadas?
SPVO (São Paulo VO) is usually slower than the average. Some applicants may be processed at CPC Ottawa, who runs applications faster than SPVO.

Your application may also slow down if you currently work or worked as a public servant (usual scenario for brazilians), specially if you worked in the military (armed forces, civil police, PM, etc), abroad (MRE) or in any security sector (ABIN etc). This is the typical target for a security screening, and security screenings have an unpredictable timetable.
 

CarlosLz

Star Member
Apr 5, 2018
50
36
Sao Paulo
Hey guys!

Novato aqui. Estou começando todo o processo agora, já estou com o IELTS marcado e os primeiros documentos já enviei pra tradução juramentada.

Minha dúvida: O quão necessário vocês acham que é ter um consultor de imigração? Eu sou uma pessoa que gosta (e consegue) fazer tudo sozinho. Vocês estão fazendo tudo sozinhos e tirando as duvidas por aqui?

Abraços.
 

arthurbr

Hero Member
Dec 6, 2017
340
195
Toronto
Hey guys!

Novato aqui. Estou começando todo o processo agora, já estou com o IELTS marcado e os primeiros documentos já enviei pra tradução juramentada.

Minha dúvida: O quão necessário vocês acham que é ter um consultor de imigração? Eu sou uma pessoa que gosta (e consegue) fazer tudo sozinho. Vocês estão fazendo tudo sozinhos e tirando as duvidas por aqui?

Abraços.
Sim, é possível fazer tudo sozinho, sem muitas dificuldades. A não ser que tenha algo muito fora do normal no seu perfil.
 

si.si

Full Member
Mar 22, 2018
30
24
Sem problemas, só procure se certificar que o banco declare a liquidez imediata na hora de enviar a carta timbrada.
Na carta que recebi tem o logo e dados de contato da instituição financeira, mas não tem carimbo nem assinatura de uma pessoa. Será que pode dar problema?
 

nessa.aline

Star Member
Nov 30, 2016
56
22
Canada
NOC Code......
2171
SPVO (São Paulo VO) is usually slower than the average. Some applicants may be processed at CPC Ottawa, who runs applications faster than SPVO.

Your application may also slow down if you currently work or worked as a public servant (usual scenario for brazilians), specially if you worked in the military (armed forces, civil police, PM, etc), abroad (MRE) or in any security sector (ABIN etc). This is the typical target for a security screening, and security screenings have an unpredictable timetable.
Não sabia que por ter trabalhado no serviço público atrasa a aplicação.

Eu trabalhei 5 anos como analista no Ministério Público e vou usar na minha comprovação. Devo esperar que vai demorar mais que o normal então?

A carta que eles me deram tem a descrição das atividades do meu cargo em geral (Analista de Sistemas), a mesma descrição que eles usam pra descrever o cargo no concurso, não tem as atividades específicas que eu desenvolvi. Será que isso é um problema?
 

fv-br

Star Member
Nov 3, 2017
100
63
Mais alguem aqui esta aplicando pela FSW Stream estando no Canada? FSW-Inland parece estar mais devagar que CEC...
 

joaojr123

Hero Member
Apr 27, 2017
380
257
Hey guys!

Novato aqui. Estou começando todo o processo agora, já estou com o IELTS marcado e os primeiros documentos já enviei pra tradução juramentada.

Minha dúvida: O quão necessário vocês acham que é ter um consultor de imigração? Eu sou uma pessoa que gosta (e consegue) fazer tudo sozinho. Vocês estão fazendo tudo sozinhos e tirando as duvidas por aqui?

Abraços.
Opinião minha: é como ler um edital de concurso público e se preparar pra ele. Dúvidas específicas de documentos etc. você vai tirando em grupos de Facebook (SOS Vistos e Imigração para o Canadá, da Immi Canada, é uma boa fonte) e nessa própria thread. Outra boa fonte pra tirar dúvidas é a oficial: A página Canadá no Brasil do Facebook é a página oficial do IRCC (imigração canadense) no Brasil, e eles ocasionalmente fazem sessões de Express Entry nas cidades brasileiras. Vão rolar duas sessões no DF esse mês, se não me engano. Fique de olho e participe, eu mesmo tirei dúvidas importantíssimas sobre Proof of Funds em umas dessas sessões. Se você estudar bem o processo e se dedicar, você consegue sim fazer por conta própria. O consultor seria apenas para uma segurança maior (eles tem expertise com documentações e letters of explanation, que devem sempre ser escritas em termos formais), ou comodidade, e no meu caso, eu fiz consultas iniciais apenas para ter um norte, já que o excesso de informação desencontrada realmente tende a te deixar perdido. Mas ainda acho caro demais pagar entre $3-5 mil em uma consultoria full. Mas, é de cada um decidir tocar o processo sozinho ou recorrer a um consultor de imigração.

Não sabia que por ter trabalhado no serviço público atrasa a aplicação.

Eu trabalhei 5 anos como analista no Ministério Público e vou usar na minha comprovação. Devo esperar que vai demorar mais que o normal então?

A carta que eles me deram tem a descrição das atividades do meu cargo em geral (Analista de Sistemas), a mesma descrição que eles usam pra descrever o cargo no concurso, não tem as atividades específicas que eu desenvolvi. Será que isso é um problema?
Quando você faz o seu Personal History, você tem que listar todas as posições de Governo (Government) que você trabalhou nos últimos 10 anos. Você ainda pode listar empresas públicas/economia mista como Banco do Brasil, EBC, Correios, etc como Employment, já que são Administração Indireta, mas Administração Direta - seu caso no Ministério Público - não tem jeito, É Governo e você tem que listar como tal. Como eu disse, eles podem fazer um pente fino mais minucioso se você exerceu funções militares ou relacionadas a segurança pública/de informação. Se você cair em security screening, as buscas serão mais detalhadas e certamente envolverão Polícia Federal e Polícia Civil nos estados onde você morou, bem como na polícia local de outros países em que tenha vivido/visitado, e a linha de tempo para um security screening é imprevisível. Pode levar de dias a mais de um ano. Normalmente, a combinação mais desastrosa é polícia/exército e/ou diplomacia/missões no exterior pra brasileiros. Por mais que neguem oficialmente, ser nativo de ou ter vivido em países "suspeitos" como Síria, Paquistão ou Rússia automaticamente te jogam em security screening. Mais sobre background check e security screening:

https://www.canadavisa.com/canada-immigration-discussion-board/threads/the-anatomy-of-a-background-check-in-depth-analysis.500146/

https://www.canadavisa.com/canada-immigration-discussion-board/threads/gcms-shows-security-screening-and-waiting-lets-gather-here.498854/

Em relação à carta de referência, você tem que prestar atenção se as atividades descritas na carta batem com a NOC que você declarou no seu perfil. Se as atribuições não baterem, sua aplicação pode ser rejeitada. Lembrando que a carta pode ser assinada pelo seu superior imediato além do RH/Coordenação de Pessoal, desde que obedecendo as exigências da imigração (papel timbrado, assinatura com carimbo, etc).

Mais alguem aqui esta aplicando pela FSW Stream estando no Canada? FSW-Inland parece estar mais devagar que CEC...
PNP-Outland aqui. Mas sim, notei que CEC tem sido mais rápido que FSW inland, mas isso não é uma máxima. Lembre-se que o Immitracker, por mais que seja uma ótima plataforma para estimar e acompanhar processos, ainda é uma amostragem.
 
Last edited:

joaojr123

Hero Member
Apr 27, 2017
380
257
Na carta que recebi tem o logo e dados de contato da instituição financeira, mas não tem carimbo nem assinatura de uma pessoa. Será que pode dar problema?
Se a instituição financeira está identificada e tem dados de contato, sem problemas.

Document requirements
  • The applicant should provide an official letter(s) from one or more financial institutions that lists all current bank and investment accounts as well as outstanding debts, such as credit card debts and loans.
    • o The letter(s) must be printed on the letterhead of the financial institution and must include the applicant’s name, the contact information of the financial institution (address, telephone number and email address), the account numbers, the date each account was opened and the current balance of each account as well as the average balance for the past six months.
  • Other documents may also be requested, as necessary.
https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/permanent-residence/express-entry/applications-received-on-after-january-1-2016-completeness-check.html
 
  • Like
Reactions: si.si

si.si

Full Member
Mar 22, 2018
30
24
Se a instituição financeira está identificada e tem dados de contato, sem problemas.

Document requirements
  • The applicant should provide an official letter(s) from one or more financial institutions that lists all current bank and investment accounts as well as outstanding debts, such as credit card debts and loans.
    • o The letter(s) must be printed on the letterhead of the financial institution and must include the applicant’s name, the contact information of the financial institution (address, telephone number and email address), the account numbers, the date each account was opened and the current balance of each account as well as the average balance for the past six months.
  • Other documents may also be requested, as necessary.
https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/permanent-residence/express-entry/applications-received-on-after-january-1-2016-completeness-check.html
Obrigada, João!
 

nessa.aline

Star Member
Nov 30, 2016
56
22
Canada
NOC Code......
2171
Quando você faz o seu Personal History, você tem que listar todas as posições de Governo (Government) que você trabalhou nos últimos 10 anos. Você ainda pode listar empresas públicas/economia mista como Banco do Brasil, EBC, Correios, etc como Employment, já que são Administração Indireta, mas Administração Direta - seu caso no Ministério Público - não tem jeito, É Governo e você tem que listar como tal. Como eu disse, eles podem fazer um pente fino mais minucioso se você exerceu funções militares ou relacionadas a segurança pública/de informação. Se você cair em security screening, as buscas serão mais detalhadas e certamente envolverão Polícia Federal e Polícia Civil nos estados onde você morou, bem como na polícia local de outros países em que tenha vivido/visitado, e a linha de tempo para um security screening é imprevisível. Pode levar de dias a mais de um ano. Normalmente, a combinação mais desastrosa é polícia/exército e/ou diplomacia/missões no exterior pra brasileiros. Por mais que neguem oficialmente, ser nativo de ou ter vivido em países "suspeitos" como Síria, Paquistão ou Rússia automaticamente te jogam em security screening. Mais sobre background check e security screening:

https://www.canadavisa.com/canada-immigration-discussion-board/threads/the-anatomy-of-a-background-check-in-depth-analysis.500146/

https://www.canadavisa.com/canada-immigration-discussion-board/threads/gcms-shows-security-screening-and-waiting-lets-gather-here.498854/

Em relação à carta de referência, você tem que prestar atenção se as atividades descritas na carta batem com a NOC que você declarou no seu perfil. Se as atribuições não baterem, sua aplicação pode ser rejeitada. Lembrando que a carta pode ser assinada pelo seu superior imediato além do RH/Coordenação de Pessoal, desde que obedecendo as exigências da imigração (papel timbrado, assinatura com carimbo, etc).
Obrigada João. Acredito que bate sim com o NOC 2171. As atividades do meu cargo são:

Formulação, planejamento, implementação, coordenação, execução e avaliação das políticas, das diretrizes, dos processos de trabalho e das atividades relacionadas à gestão de sistemas - requisitos, projetos, construção e testes de software, programação visual, garantia da qualidade e administração de dados;
Definição de metodologia de administração de dados, envolvendo o gerenciamento, definição de padrões, acesso, manipulação e distribuição de dados;
Garantia de eficiência e eficácia do modelo conceitual de sistemas desenvolvido para a Instituição, definindo cronogramas, prototipação e modelagem de dados, bem como coordenando a sua implementação;
Dimensionamento de requisitos e funcionalidade de sistema;
Avaliação, seleção e definição de arquiteturas de alto nível do software, com descrição de comportamento, interfaces e propriedades de seus componentes detalhadamente;
Verificação da conformidade das bases de dados e programas, executados a partir de um conjunto finito de casos de teste, com o comportamento esperado por usuários e pela especificação;
Acompanhamento da instalação e do funcionamento de banco de dados: alimentação, migração, atualização, segurança física e de acesso; Definição, avaliação e proposição de melhorias a processos, produtos e subprodutos do ciclo de vida do software, elaborando critérios para a seleção, avaliação, contratação e aquisição de produtos de software;
Gerenciamento do desenvolvimento, integração, implantação e controle de sistemas de informação corporativos;
Outras atividades correlatas.
 

joaojr123

Hero Member
Apr 27, 2017
380
257
É. Essa descrição é coisa de é bem 2171 mesmo. Tem só uma atribuição que encaixaria no 2172. Essa parte tá tranquila pra ti. Boa sorte!
 

CarlosLz

Star Member
Apr 5, 2018
50
36
Sao Paulo
Hey friends,

I have some questions regarding sending the documents to WES.

1. Can I use an A4 format envelope where the documents stays flat? Or does it have to be in a letter size envelope, where the documents will be folded?

2. Can I send all the envelopes/documents inside a single envelope? If so, do all envelopes inside need to have the WES address? Or just the WES number is fine?

3. In case I need to write the WES address on all envelopes, can I do this by hand? Or do I need to print a label? My university said they can't do it for their sealed envelope.

Thanks in advance.
 

arthurbr

Hero Member
Dec 6, 2017
340
195
Toronto
Hey friends,

I have some questions regarding sending the documents to WES.

1. Can I use an A4 format envelope where the documents stays flat? Or does it have to be in a letter size envelope, where the documents will be folded?

2. Can I send all the envelopes/documents inside a single envelope? If so, do all envelopes inside need to have the WES address? Or just the WES number is fine?

3. In case I need to write the WES address on all envelopes, can I do this by hand? Or do I need to print a label? My university said they can't do it for their sealed envelope.

Thanks in advance.
As far as I know:

1 - Any envelope will do.
2 - You can send all of them in one envelope, but I would recommend that you write your profile ID # outside each envelope.
3 - Handwriting is ok.
 
  • Like
Reactions: CarlosLz